
Prótese de silicone é a segunda cirurgia estética mais comum, atrás apenas da lipoaspiração. Muitas mulheres estão insatisfeitas com o tamanho e a forma de suas mamas, portanto, seguem dicas importantes antes de submeter-se à cirurgia.

Dr. Marcelo Mendes
Mastologista, especialista em cirurgia reparadora das mamas
CRM-MT 3500, RQE 1496
Tem uma idade certa para colocar silicone nas mamas?
Sim, a idade da paciente é importante. Sabemos que algumas meninas à partir da pré adolescência, entre 14 a 16 anos, se queixam do tamanho pequeno das mamas. Porém, nessa idade as mamas não completaram seu crescimento, logo é difícil planejar a cirurgia devido às mudanças que ainda vão ocorrer no corpo dessa paciente.
Assim sendo, apenas em pacientes muito jovens temos que ponderar o benefício da cirurgia. Por outro lado, nessa idade existem deformidades nas mamas como agenesia, isto é, ausência de crescimento, uma condição bastante constrangedora que pode ser corrigida com a prótese de silicone, mesmo na adolescência.
Qual tamanho de silicone fica bom?
Definimos o tamanho da prótese de silicone na consulta, nesse momento leva-se em conta o desejo da paciente. Em primeiro lugar pergunto como ela imagina, se mais discreto, se prefere seguir as proporções do corpo ou se quer peito grande, bem aparente.

Em segundo lugar avalio a condição da pele, se é elástica, se tem estrias, o tamanho das mamas, se há diferença entre elas e medimos alguns pontos no tórax a fim de ajudar na escolha da prótese.
Além do tamanho temos o formato, se redondo ou anatômico, ou seja, o redondo preenche toda a mama e o anatômico deixa o colo mais suave. Preferimos o redondo para aumentar a mama e o anatômico em reconstruções após o câncer de mama.
Dessa forma, na consulta chegamos a escolher um tamanho. Só que, na hora da cirurgia, o tamanho da prótese de silicone pode ser um pouco maior, como resultado de um ajuste mais real e sabemos que após desinchar e acomodar, o tamanho da mama reduz um pouco. Assim o resultado final atende a expectativa da paciente.
O silicone vai na frente ou atrás do músculo?
Depende, essa é uma decisão que precisa-se levar em conta alguns aspectos. Um dos mais importantes é a espessura de tecido, o quanto tem de mama no pólo superior, ou seja, na região do colo. Mulheres bastante magras tem pouco tecido, logo a aparência do silicone pode ficar bem marcada. Se isso é um inconveniente para a mulher, o silicone deve ficar abaixo do músculo pois suaviza o contorno.

Em segundo lugar importa a firmeza da pele. Se for ótima a prótese de silicone pode ficar na frente do músculo, assim pode durar bastante tempo sem cair. Porém, se for muito elástica, flácida, com estrias, a prótese de silicone fica atrás do músculo, dessa forma dura mais tempo.
Ademais levamos em conta a taxa de gordura corporal, prática de exercício físico e modalidade que podem interferir também nessa decisão. Por exemplo, uma mulher que pratica crossfit e usa força na região peitoral vai se incomodar com a prótese atrás do músculo e talvez seja melhor o silicone ficar acima do peitoral.
Quais exames devo fazer antes da cirurgia de prótese?
Para mulheres à partir dos 40 anos é imprescindível estar em dia com os exames de rastreamento do câncer de mama, ou seja, a mamografia e o ultrassom. Do mesmo modo, mulheres abaixo de 40 anos precisam de um ultrassom das mamas antes da cirurgia. Ademais é necessário exames de sangue, um raio x do tórax e avaliação cardiológica acima de 35 anos. Caso a paciente trate de alguma doença como diabetes, hipertensão, é importante estar sob controle e com os medicamentos em uso regular.

Quanto tempo dura o silicone?
A prótese de silicone dura bastante tempo, em torno de 15 a 20 anos, sem precisar trocar. Na verdade, a grande maioria das mulheres que trocam a prótese é para ajustar o tamanho, muitas vezes antes dos 10 anos, por exemplo após uma gestação ou mudança de peso.

Atualmente os principais fabricantes tem garantia vitalícia para ruptura da prótese de silicone, que pode acontecer com o passar dos anos. Ela é descoberta nos exames de rotina como o ultrassom, não causa dor e geralmente a mulher não percebe nenhuma mudança na mama. Assim a prótese de silicone é substituída em nova cirurgia e o fabricante entrega um novo par de silicones.
Como é a recuperação depois da prótese de mama?
Em primeiro lugar o tempo de recuperação no hospital costuma ser de 12 horas, ou seja, a paciente pode ir embora no mesmo dia, claro se tudo estiver bem.
Em segundo lugar a paciente pode movimentar os braços livremente já nas primeiras horas. Como a incisão na pele é pequena a dor também será discreta. Caso a prótese esteja abaixo do músculo, receitamos analgésicos mais adequados, assim mantemos o conforto no pós operatório.
O uso do soutien pós cirúrgico se faz de imediato, assim que a cirurgia acaba, após o curativo. Recomenda-se seu uso de dia e de noite, nos primeiros 30 dias. Nesse tempo ocorre a cicatrização de tecidos ao redor da prótese. Pode retirar o soutien para o banho e recolocá-lo em seguida.

Abaixo segue uma lista de atividades com seus respectivos tempos, ainda que cada paciente tem sua recuperação, serve como uma média:
- Dirigir: cerca de 3 dias após;
- Trabalhar sem esforço físico: 2 a 3 dias após;
- Trabalhar com esforço físico: 15 a 20 dias após. Se for esforço moderado a intenso 30 dias;
- Viajar: pelo menos 3 dias após a cirurgia;
- Praticar exercício físico: sem impacto, como caminhada, bike indoor, cerca de 5 a 10 dias. Exercícios com impacto como corrida, jogos de quadra, em torno de 20 a 30 dias;
- Autocuidados como banho, lavar o cabelo, usar sanitário, já no primeiro dia de cirurgia;
Precisa fazer revisão da prótese?
Sim, as consultas de revisão do silicone nas mamas são importantes. Alguns fenômenos acontecem, um deles é a contratura, isto é, a medida que o tempo passa a prótese de mama endurece, a ponto de deformar quando for uma contratura severa.

Nesse caso, uma nova cirurgia acontece para troca da prótese de silicone e remoção da fibrose. Além de que os implantes novos são cobertos pela garantia do fabricante, bem como nos casos de ruptura do silicone.
Além disso, as consultas de retorno servem para a avaliação das mamas, principalmente após os 40 anos, idade onde é importante a mamografia para detecção do câncer de mama;
Silicone tem risco de câncer de mama?
Para câncer de mama o silicone não aumenta o risco, assim sendo continuamos a fazer reconstrução de mama com o silicone em mulheres que trataram do câncer.

Além disso, vários estudos mostraram que nas mulheres com prótese detectou-se o câncer de mama mais cedo. Alguns detalhes contribuem como exames periódicos mais frequentes nessas pacientes.
Contudo, existe um tipo específico de tumor, o linfoma de células anaplásicas, bastante raro, que pode estar associado ao implante de silicone. Observou-se que esses implantes eram na maioria texturizados, isto é, com a membrana externa rugosa.
Por isso muitos cirurgiões optam por implantes lisos ou microtexturizados. Ainda que o risco é extremamente baixo e o tratamento desse linfoma com cirurgia tem elevadas taxas de cura.
Saiba mais: